É professor auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e consultor científico e tecnológico da ITGest/Bee2Fire. Autor de mais de mais de 80 publicações científicas, foi responsável por oito orientações de doutoramento e mais de 40 orientações de mestrado.
Esteve envolvido em múltiplos projetos financiados, académicos e em colaboração com a indústria, nas áreas da inteligência artificial, instrumentação, imagem e ótica e espetroscopia.
Rui Fonseca
Licenciado em Geologia, Ramo Científico-Tecnológico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Desde 1996 tem desempenhado funções públicas em organismos regionais com competências nas várias áreas do ambiente, nomeadamente, relacionadas com a Gestão de Recursos Geológicos, Recursos Hídricos, Licenciamento Industrial, Avaliação de Impacte Ambiental e Gestão de Resíduos.
Presentemente, é Chefe da Divisão de Licenciamento e Valorização Ambiental da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, tendo anteriormente, exercido funções de Chefe da Divisão de Avaliação Ambiental da CCDR-Norte.
Jean-Benoit
Engenheiro ambiental, licenciado em Engenharia
Geral pela École Centrale de Lille (França), Mestrado em Engenharia Ambiental
pela Universidade Técnica da Dinamarca.
Trabalhou durante 9 anos para o Observatório de Resíduos da Região de Paris (ORDIF). Atualmente, é Gestor de Projeto Sénior e Perito Sénior na ACR+, especializada em monitorização de resíduos e benchmarking, onde é responsável pela condução de projetos e estudos que investigam comparações de desempenhos e transferência de melhores práticas.
Josep Tost
Licenciado em Ciências Empresariais pela Universidade Rovira i Virgili (Tarragona) e Pós graduado em Administração Pública pela ESADE. É consultor em economia circular, gestão empresarial e empreendedor desde 1991.
Fundou em 2003 a Associação de Municípios Catalães para a recolha seletiva porta-a-porta, onde exerceu funções de Presidente e ocupa o lugar de membro.
Foi Diretor da Agência de Resíduos da Catalunha entre 2011 e 2021 exercendo em simultâneo o cargo de Presidente e Vice-Presidente da ACR+ (Associação de Municípios e Regiões para a Gestão Sustentável dos Recursos), com sede em Bruxelas, também de 2011 a 2021.
Fernando Leite
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto e uma Graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE Business School (Portugal).
Administrador-Delegado da LIPOR desde 1999. Vogal do Conselho de Administração da MAIAMBIENTE, Empresa Municipal de Ambiente do Município da Maia, Vogal da Agência de Energia do Porto, Membro da Direção da AVALER, Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos, Vogal da Direção do GRACE, Membro do Board da ACR+, Associação Europeia para a Reciclagem, e representante da AVALER junto da CEWEP, Confederação Europeia Entidades Energética Resíduos.
Constantino Azevedo Poças
Licenciado em Direito. Pós-Graduação de Direito do Emprego Público. Mestre em Administração e Gestão Pública. Chefe de Divisão de resíduos dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo.
Autor da Proposta do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos de Viana do Castelo. Coordenador da equipa que elaborou o “Plano de ação para o Município de Viana do Castelo para o horizonte 2020” e, mais recentemente para o horizonte 2030 2020 e no âmbito do PERSU 2030, respetivamente.
Carlos Mendes
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores e Master em Business Administration. Inicou o seu percurso profissional em 1991 como Engenheiro Eletrotécnico na empresa IBE, Lda.
Em 1996 exerceu funções de Diretor Fabril Indofil, AS. Em 2000 transitou para a Câmara Municipal da Maia como Técnico Superior em Engenharia.
Em 2002 ocupou o cargo de Director Geral na Maiambiente, EM, sendo desde 2022, Administrador Executivo.
Sérgio Esteves
Engenharia Eletrónica e Informática na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Ingressou no departamento do Centro de Informática da Universidade Lusíada (CIUL) de 1006 a 2014.
Desde 2016 integra o Gabinete de Tecnologias de Informação da Maiambiente e a partir de 2022 com a responsabilidade de coordenação do gabinete.
Responsável pelo desenvolvimento técnico dos sistemas de informação no âmbito da implementação do tarifário Recicle+ Pague- (PAYT)
CTO | IT/IS | Big Data Analytics | Business Intelligence | IoT Device Management | CIeANopen automation
Vera Eiró
Presidente do Conselho de Administração da ERSAR, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Doutorada em Direito Público (Direito Administrativo) pela Universidade Nova de Lisboa, Pós-Graduada em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra (CEDOUA) e Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.
Helena Bigares
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Pós-graduada em Biologia Vegetal pela FCTUC/UC, Chefe da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova desde maio de 2009 até à data, onde gere e coordena todas as atividades desenvolvidas nas áreas de recolha de resíduos, limpeza urbana e manutenção de espaços verdes.
Helena Lopes
Mestre em Engenharia do Ambiente e Pós-Graduada em Gestão Autárquica Avançada, iniciou o seu percurso profissional em 1992, no município da Maia e coordenou como dirigente, projetos do domínio ambiental.
É responsável pela implementação do Novo Modelo Tarifário “RECICLE MAIS. PAGUE MENOS”, coordenando uma Equipa Multidisciplinar, e acumula funções de Responsável pela Divisão Administrativa e Financeira da Maiambiente.
Mónica Ferreira
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, com formação em Direção e Liderança e Certificação Internacional de Coaching, conta com uma vasta experiência na área dos resíduos e Limpeza Urbana.
Foi Chefe da Divisão da Qualidade de Vida na Câmara Municipal da Maia. Desde 2004 é Diretora Geral Adjunta e Responsável pela Divisão de Gestão Operacional da Maiambiente, tendo sido coordenadora da implementação do Projeto “Ecoponto em casa” e também da Equipa Multidisciplinar de implementação da Restruturação Organizacional e Otimização de Processos da Maiambiente.
Ana Cristina Carrola
Ana Cristina Carrola é licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo de Processos e Indústria e possui uma Pós-Graduação em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Desenvolve e acompanha temas na área do ambiente desde 1994, altura em que iniciou funções de serviço público no Instituto da Água.
Na APA é responsável pelas áreas técnicas dos Resíduos, Licenciamento Ambiental, Laboratório de Referência do Ambiente e respetiva rede regional e economia circular.