As problemáticas ambientais que Portugal e o mundo enfrentam merecem a reflexão de todos os agentes do setor. Por isso, a Maiambiente e o CircularTECH uniram-se para promover um dia dedicado ao ambiente e à inovação, onde se possa destacar as boas práticas para criar cidades mais sustentáveis, bem como apresentar iniciativas inovadoras e inspiradoras e que tenham como objetivo responder aos desafios da transição para uma Economia Circular.
A manhã é dedicada à apresentação de iniciativas de relevo implementadas no concelho da Maia, nomeadamente, o modelo do poluidor/pagador no que toca à tarifa de gestão de resíduos, a gestão eficiente da água, a eficiência energética e a mobilidade sustentável. Segue-se uma mesa-redonda que junta personalidades de entidades diversas e que serão convidadas a deixar as suas opiniões sobre os temas da atualidade relacionados com o ambiente, a sustentabilidade e a circularidade.
Os trabalhos continuam, de tarde, com a apresentação de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do consórcio CircularTECH e que têm como foco olhar para os resíduos como um recurso, garantindo a sua gestão sustentável e direcionando-os para novas aplicações produtivas. O debate continua numa mesa-redonda com figuras de organizações distintas e que irão refletir sobre como é possível criar valor no setor dos resíduos, analisando toda a cadeia, tendo em mente a compatibilidade entre o ambiente, a sociedade e a economia.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória.